HISTÓRICO
O Grupo de Estudos e pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade, foi criado em 2002 em decorrência das demandas para se estudar e compreender as relações da comunicação e novas tecnologias informacionais e a educação, que afetam profundamente os sistemas e processos comunicacionais e de aprendizagem. A presença das tecnologias audiovisuais, dos aparatos informatizados, multimidiaticos e digitais que convergem linguagens e funcionalidades têm provocado impactos: quer com relação aos modos de ver e sentir e pensar dos grupos humanos quer influenciando diferentes práticas sócio-culturais.
A educação tornou-se um dos espaços onde essa realidade torna-se mais evidente tanto em suas dimensões institucionalizadas como nas dimensões não-formais.
O Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade contempla estudos e pesquisa sobre a interpretação dos meios de comunicação, sobre o universo da produção/recepção e as implicações na educação e na sociedade. Abrange os seguintes tópicos:
1) teorias da Comunicação em geral e de cada uma de suas manifestações: cinema, televisão, vídeo, mídias digitais e correlatos;
2) questões envolvendo a produção e recepção dos meios;
3) processos de significação dos meios e sua relação com a educação;
4) aspectos antropológicos, econômicos, políticos e culturais da inserção social desses meios;
5) desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação e seu uso no espaço escolar;
6) estudos quantitativos e qualitativos de recepção;
7) propostas experimentais (“pilotos”) de inovação na área de utilização dos meios e das novas tecnologias na formação de professores;
8) levantamento e classificação da produção acadêmica e bibliográfica pertinente ao campo de investigação.