Anais do 3º Simpósio de Educação e Comunicação

 

Para baixar o Anais completo do 3º Simpósio de Educação e Comunicação clique no livro.

Ou escolha os artigos na lista abaixo.

 

Escolha o Eixo Temático:

I – EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

II – EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS AFIRMATIVAS

III – POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL

IV – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

V – EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

VI – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E INCLUSÃO DIGITAL

ISSN: 2179-4901

 

EIXO I – EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
Aline Grazielle Santos Soares Pereira, Crislayne Lima Santana, Cristiano Lima Santana

DESAFIOS E PROPOSTAS NO TRABALHO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM OS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN
Romário Nunes Lima

EDUCOMUNICAÇÃO, REFLEXÃO E VÍNCULOS COMUNITÁRIOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MÍDIA JOVEM
Débora Cristina de Melo Rocha

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Douglas Alves dos Santos, Alex das Chagas Rosa, Aísha Kaderrah Dantas Melo

PROINFO: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS DA INCLUSÃO DIGITAL NO COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA
Kalyne Andrade Ribeiro, Alexandre Meneses Chagas, Lívia Lima Lessa

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Alex Reis dos Santos, Margarida Maria Teles

AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO INSTITUTO LUCIANO BARRETO JÚNIOR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
Thaisa Carolina Araújo Silva, Ana Carolina Oliveira Andrade, Douglas Dias de Oliveira

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES
Verônica Fortuna Santos, Soleide Silva Ferreira

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL E A RELAÇÃO COM O SABER NOS PROCESSOS DE INFOINCLUSÃO SOCIAL DO INSTITUTO LUCIANO BARRETO JÚNIOR: PROJETO DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO
Jacilene Andrade Silva, Valéria Pinto Freire

PERSPECTIVA EDUCACIONAL INCLUSIVA
Cláudia Cardinale Nunes Menezes

 

EIXO II – EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS AFIRMATIVAS

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE EM RISCO: REFLEXÃO NO ENSINO FORMAL
Felipe Alan Souza Santos, Simone Rocha Reis., Jorge Alberto Vieira Tavares.

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA TRISTE REALIDADE
Inácia Maria Rodrigues do Nascimento

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL NA FESTA DO MASTRO NO MUNICÍPIO DE CAPELA/SE
Denio Santos Azevedo, Rosangela Vilela Sobral Lima, Manoel Felipe Santos Silva³

UM DEBATE SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS DE EDUCAÇÃO
Inácia Maria Rodrigues do Nascimento

 

EIXO III – POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL

 

LAS POLÍTICAS PÚBLICAS Y LOS RECURSOS EDUCATIVOS ABIERTOS
Jorgelina Tallei, Valeria Jane Siqueira Loureiro

EAD NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Deise Santos do Nascimento, Simone de Lucena Ferreira

 

EIXO IV – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

 

O USO DAS TICs EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU USO NO COLÉGIO VINÍCIUS DE MORAES/SÃO CRISTÓVÃO
Simone Rocha Reis, Felipe Alan Souza Santos, Jorge Alberto Vieira Tavares.

A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NA EAD
Waleska dos Santos

O USO DAS TIC’S NO ENSINO TÉCNICO: DIFICULDADES DE APROPRIAÇÃO DEMOSTRADAS A PARTIR DE UM BLOG
Carolina Mendonça Fernandes de Barros

APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Albano de Goes Souza, Ronaldo Nunes Linhares

POSSIBILIDADES DE ANÁLISE QUALITATIVA NO WEBQDA E COLABORAÇÃO ENTRE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
António Pedro Costa, Ronaldo Linhares, Francislê Neri de Souza

AS INTERAÇÕES ENTRE APRENDENTES DA UNIASSELVI, ATRAVÉS DO AVA, NUMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DO POLO PAULO AFONSO-BA
André Luiz Alves, Maria do Socorro Pereira de Almeida

PRÁTICAS DE ENSINAGEM E REDES SOCIAIS NA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Polyana Bittencourt Andrade, Denio Santos Azevedo, Talita de Azevedo Déda

JOGAR PARA APREENDER: OS NEWSGAMES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM
Talita de Azevedo Déda, Polyana Bittencourt Andrade, Valéria Cristina Bonini

 

EIXO V – EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

 

A IMPORTÂNCIA DA INTERFACE COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO NA PROMOÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Cássia Regina D´Antonio Rocha da Silva

INCLUSÃO ESCOLAR: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO REGULAR
Crislayne Lima Santana, Alex Reis dos Santos, Aline Grazielle Santos Soares Pereira

AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: A DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS TRANSVERSAIS PARA A GERAÇÃO DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA NOS JOVENS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROJETO MÍDIA JOVEM
Ethiene Ribeiro Fonseca, Grecyelle Andrade Santana, Lorene Souza Vieira

 

EIXO VI – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E INCLUSÃO DIGITAL

 

UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Juliana Eugênia Caixeta, Lucas Benevides Lima Ribeiro, Mayara Cristina de Medeiros Leite

A EXPERIÊNCIA DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A PRÁTICA NA UNIVERSIDADE TIRADENTES
Carmen Lúcia Neves do Amaral Costa, Maria Ione Vasconcelos de Menezes

CULTURA DA CONVERGÊNCIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MAPEANDO AS CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS TRANSMÍDIAS
Daniel David Alves da Silva, Daniella de Jesus Lima, Andrea Cristina Versuti

EAD: O IMPORTANTE PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR
Jorge Alberto Vieira Tavares, Felipe Alan Souza Santos, Simone Rocha Reis

A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA THÉTIS NUNES
Kecia Karine Santos de Oliveira, Anne Alilma Silva Souza Ferrete

EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS – UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DO INSTITUTO RECRIANDO EM SERGIPE
Jessica Gonçalves de Andrade, Giovana Scareli

O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NOS PROCESSOS DE INFOINCLUSÃO DIGITAL DESENVOLVIDO NO INSTITUTO LUCIANO BARRETO JÚNIOR
Fábio Maurício, Jonathas Fontes

AS REVOLUÇÕES NA LEITURA: DO LIVRO DE GUTENBERG AOS TEXTOS DIGITAIS
Alexandre Meneses Chagas, Ronaldo Nunes Linhares, Kalyne Andrade Ribeiro

INFOINCLUSÃO E PSICOPEDAGOGIA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Maria Salete Peixoto Gonçalves, Fabricia Teixeira Borges, Angélica de Fatima Piovesan

MULHERES IDOSAS APRENDEM E ENSINAM PRODUZINDO COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO EM PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO
Marta Kawamura Gonçalves, Aida Victoria Garcia Montrone

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL
Luciano Matos Nobre, Ailton Rocha Araújo, Josevânia Teixeira Guedes

O USO DE TECNOLOGIAS IMAGÉTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DA EAD
Angelica de Fatima Piovesan, Maria Salete Peixoto Gonçalves, Fabricia Teixeira Borges

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE SERGIPE: INFOINCLUSÃO E PRÁTICA DA AÇÃO COMUNICATIVA E LIBERTADORA
Pablo Boaventura Sales Paixão, Ronaldo Nunes Linhares